Causado por uma disfunção na glândula tireoide, o Hipotireoidismo se caracteriza pela baixa produção hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Pode acometer tanto homens como mulheres, de qualquer idade, mas é mais comum em indivíduos do sexo feminino.
O hipotireoidismo congênito, que aprece já ao nascimento, vem sendo felizmente mais precocemente descoberto devido ao teste do pezinho.. Com tratamento adequado, o bebê com hipotireoidismo poderá levar uma vida normal.
Em adultos, a causa mais frequente é a Tireoidite de Hashimoto, doença auto-imune da glândula e a segunda mais frequente é a retirada cirúrgica da tireóide (geralmente por suspeita de câncer de tireóide ou presença de grandes nódulos).
Os principais sintomas são:
Quando não tratado adequadamente no adulto, o hipotireoidismo confunde-se com depressão, leva a retenção de líquidos e em casos graves, a hipotermia e coma. O diagnóstico, como no hipertireodismo, é feito com dosagens de TSH e hormônios tireodianos. O tratamento costuma ser a reposição do T4, chamado levotiroxina.
Do diagnóstico ao tratamento, tudo feito por especialistas, com dedicação e respeito aos nossos pacientes!
Informações e agendamentos
-
📲(11) 9 9500
0014 (whatsapp) ou ☎ (11) 4616-9213 e 4703-7572