] Centro Médico Cotia Informa - Bronquite crônica ou aguda

Notícias: Bronquite crônica ou aguda


Com a proximidade das estações mais frias, cresce o número de pacientes com problemas respiratórios causados por gripes e resfriados mal curados, que podem deixar os pacientes vulneráveis à bronquite.

Bronquite: o que é

Geralmente consequência de uma gripe ou outra doença respiratória, a bronquite é caracterizada pela inflamação dos brônquios, que são as vias que conduzem o ar que é respirado até o pulmão. Nos pacientes com bronquite, os cílios que revestem o interior dos brônquios deixam de eliminar o muco presente nas vias respiratórias e, ao acumular a secreção, os brônquios ficam inflamados e contraídos, dificultando a passagem do ar.

Existem 2 tipos de bronquite: a crônica e a aguda.

Bronquite crônica

Geralmente associada ao tabagismo, a bronquite crônica é a que acontece de forma muito prolongada. Mais grave do que a aguda, pode deixar o paciente vulnerável a outras infecções respiratórias, como pneumonia, por exemplo, se não for corretamente tratada.

Bronquite Aguda

A bronquite aguda é caracterizada por crises curtas, que podem até duas semanas, e causadas normalmente por vírus e, em alguns casos, infecção bacteriana. Crises de bronquite aguda também podem ser desencadeadas pelo contato com poeira, inseticidas, tintas, ácaros e fumaça de cigarro.

Sintomas

Os principais sintomas de bronquite são:

  • Tosse seca ou com expectoração (no caso da bronquite aguda)
  • Tosse com muco (no caso da bronquite crônica)
  • Fadiga
  • Falta de ar
  • Febre ligeira
  • Calafrios
  • Desconforto no peito
  • Chiado no peito

Tratamento

A bronquite aguda normalmente se cura sozinha, com o desaparecimento dos sintomas em um período de até dez dias. A bronquite crônica em casos avançados, no entanto, tem menores chances de recuperação total. Tratar o problema e abandonar o tabagismo melhoram significativamente o quadro do paciente.

Na maioria das vezes, quando a bronquite é causada por infecções bacterianas, o médico pode indicar o uso de antibiótico para tratar o problema.


Agende sua consulta! No Centro Médico Cotia você tem acesso a médicos especialistas para consultas e exames com preços populares.

Confira os horários de atendimento


Fonte: Hospital 9 de Julho






Compartilhe