Centro Médico Cotia Informa - Você sabia que a 'Menopausa' masculina afeta um a cada 4 homens acima de 50 anos?

Notícias: Você sabia que a 'Menopausa' masculina afeta um a cada 4 homens acima de 50 anos?


Especialistas do Centro de Referência em Saúde do Homem, em São Paulo, alertam que 1 em cada 4 homens acima de 50 anos sofre com a versão masculina da menopausa - a andropausa. Sintomas como alterações no humor, no sono e na libido são algumas das características mais comuns. 

Assim como no caso da menopausa para as mulheres, as mudanças acontecem por conta da queda na produção de testosterona, o principal definidor das características masculinas. Ainda que o homem não deixe de ter totalmente o hormônio, a cada ano a quantidade produzida é menor. Quando a redução é abrupta, o corpo costuma sofrer as consequências.

Os principais sintomas que são relatados são: a perda na massa muscular e óssea, além da sensação de cansaço constante. Muitos homens que desenvolvem a condição podem sofrer com doenças como osteoporose, dificuldade para ereção e problemas cardiovasculares.

O tratamento comum costuma elevar as taxas de testosterona no corpo a níveis normais e taz bem-estar ao paciente. Mas o coordenador do centro, Joaquim Claro, alerta para o risco á saúde nos casos de pessoas que tomam hormônios sem acompanhamento médico. Segundo o médico, o abuso pode trazer problemas no fígado, apneia e alterações no ato de urinar.

Para os especialistas, comer de maneira saudável e praticar exercícios são maneiras de combater o distúrbio.

Antes de seguir qualquer dieta, o procedimento correto é consultar o seu médico de confiança. 


Agende sua consulta! No Centro Médico Cotia você tem acesso a médicos especialistas para consultas e exames com preços populares.

Confira os horários de atendimento


Fonte: Centro de Referência em Saúde do Homem