Centro Médico Cotia Informa - O uso de anabolizantes

Notícias: O uso de anabolizantes


O uso de anabolizantes, hormônios esteroides anabólicos androgênicos, pelos atletas em todo o mundo está aumentando a cada dia, apesar de todas as orientações médicas em contrario e também do rigor das leis de controle do dopping. Nos últimos anos, o uso de anabolizantes cresceu muito entre os atletas amadores para fins estéticos.

Os anabolizantes são derivados da testosterona que é o hormônio sexual masculino produzido pelos testículos (gônada sexual masculina). No homem é produzido durante a vida toda, principalmente por volta dos 11 aos 14 anos tendo como principais funções o desenvolvimento de massa muscular, do órgão sexual masculino e a distribuição de pelos para as características masculinas.

Os medicamentos sintéticos a base de testosterona, aumentam a massa muscular levando também ao aumento da força. Os principais efeitos prejudiciais são

  1. Aumento das lesões traumáticas dos tendões, porque o desenvolvimento dos músculos não é acompanhado do desenvolvimento dessas estruturas, ou seja, o músculo muitas vezes se desenvolve tanto que o tendão que o prende ao osso se rompe. As lesões tendíneas muitas vezes são piores e de tratamento mais difícil que as fraturas.
  2. Fechamento prematuro das epífises de crescimento (cartilagem ou disco de crescimento) no adolescente levando a diminuição da estatura.
  3. Lesões no fígado que vão desde a hepatite, disfunção hepática, e até o câncer hepático e morte.
  4. Problemas sexuais como redução do tamanho dos testículos, infertilidade e disfunção erétil. Além disso, nas mulheres, o uso de esteroides pode levar a virilização (aspecto masculino) engrossando a voz, aumento a distribuição de pelos pelo corpo (pelos pubianos, peito e rosto ) e aumento do clitóris.

A reversibilidade de qualquer um desses efeitos negativos depende da quantidade de anabolizantes usados e o tempo de uso, bem como características metabólicas individuas e também a extensão das lesões causadas.

Portanto se você quer ficar forte, com o corpo sarado procure um bom profissional de educação física, treine, tenha uma boa alimentação.

JAMAIS UTILIZE ANABOLIZANTES.


Dr. Ailton Ferreira é Diretor técnico do Centro Médico de Cotia.
Formado pela Faculdade de Medicina do ABC em 1979, atua nas áreas de clinica médica, ortopedia, medicina esportiva e acupuntura e medicina de tráfego.
Foi médico do Sport Clube Corinthians Paulista durante 12 anos e diretor clinico do Hospital Nossa Senhora da Conceição